CULTURA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E DESEMPENHO EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE BRASILEIROS

  • Linda Jessica de Montreuil Carmona Universidade Regional de Blumenau (FURB)Doutorado em Ciências Contábeis e Administração http://orcid.org/0000-0002-0704-7165
  • Thiago Bruno de Jesus Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Giancarlo Gomes Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd/FURB) e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).
Palavras-chave: Cultura Organizacional, Inovação, Desempenho Organizacional, Escritórios de Contabilidade.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a influência da cultura organizacional no processo de inovação organizacional em escritórios de contabilidade brasileiros a partir do modelo de Schein (1984, 2017) e complementarmente ao estudo de Hogan e Coote (2014). Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, quantitativa e de corte transversal, com dados primários provindos de questionário (survey) aplicado em 128 colaboradores dos diversos níveis organizacionais de escritórios contábeis de 30 cidades e dez estados brasileiros, utilizando o framework com as seguintes dimensões: valores básicos, artefatos e normas para inovação, comportamentos inovadores e desempenho de mercado e financeiro. O tratamento dos dados foi realizado por modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram cinco das seis hipóteses levantadas. Concluiu-se que níveis distintos da cultura organizacional podem dar suporte a comportamentos inovadores, fundamentais para alavancar o desempenho de mercado e financeiro em organizações de serviços intensivos em conhecimento como são os escritórios de contabilidade.

Biografia do Autor

Linda Jessica de Montreuil Carmona, Universidade Regional de Blumenau (FURB)Doutorado em Ciências Contábeis e Administração

Doutoranda do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Bacharel em Administração pela Universidad de Lima, Peru.

Bolsista CAPES/PDSE Processo n°88881.135061/2016-01.  

Contato: telefone (47)99266-1200,

e-mail: lcarmona@al.furb.br

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Docente e pesquisador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria  e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Contato: telefone (47) 99699-0232, email: thiagobruno.silva@yahoo.com.br

Giancarlo Gomes, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd/FURB) e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd/FURB) e do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo PPGCC/FURB.
Líder do Grupo (CNPq) de Pesquisas em Cultura e Inovação Organizacional
e Inter-relacionamento. 

Contato: (47)3321-0530, e-mail: giancarlo@pzo.com.br

Publicado
2019-03-14
Como Citar
DE MONTREUIL CARMONA, L.; SILVA, T.; GOMES, G. CULTURA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E DESEMPENHO EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE BRASILEIROS. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 3, p. 121-145, 14 mar. 2019.