PRO MERCADO EU VOU!

  • Raquel Oliveira Barreto Universidade Federal de Minas Gerais /UFMG)(CEPEAD Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí
  • Jeane Soares Doneiro Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí
Palavras-chave: Mercados, Subjetividades, Territórios

Resumo

Estou em busca da potência de vida. Não quero saber de migalhas... vou atrás dos encontros.

O espaço é privilegiado: já é possível vê-lo quando nos aproximamos da Arara (Estátua do símbolo municipal) que dá as boas vindas para aqueles que chegam à cidade. Localizado ao lado da rodoviária, é passagem obrigatória para aqueles que ficam e que partem: É  nosso cartão postal. O burburinho revela a tônica do mercado - vida! Vida que se traduz nos perfumes dos temperos, nas cores intensas dos alimentos e artesanatos e nos movimentos de toda a gente. Em cada canto, um causo.

Nesse espaço, como em tantos outros que se espalham pelo nosso país, as trocas são materiais, simbólicas e afetivas - viva o mercado! São vidas que se cruzam cotidianamente nesses campos sócio-históricos e culturais.

Biografia do Autor

Raquel Oliveira Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais /UFMG)(CEPEAD Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí
Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora efetiva da área de Administração do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Araçuaí. Atualmente é pesquisadora do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade e tem como áreas de interesse os Estudos Organizacionais e a Gestão de Pessoas, especificamente os seguintes temas: Subjetividade e Trabalho, Envelhecimento e Trabalho, Economia Solidária e Gestão Pública.
Jeane Soares Doneiro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí
Graduanda do Curso de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí. Bolsista do Projeto de Pesquisa "Memórias e Identidades: Um olhar organizacional sobre o Mercado Municipal de Araçuaí", financiado pelo IFNMG.

Referências

Antunes, C. (2013). Dicionário do dialeto rural no Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG.
Publicado
2018-07-24
Seção
Capa