Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore

Palavras-chave: Tomada de decisão gerencial, AHP, Análise multicritério, Hotelaria Offshore

Resumo

O segmento de óleo e gás executa suas etapas através de unidades marítimas de exploração, produção, armazenamento e suporte. Para que este processo ocorra, é imprescindível a presença, a bordo, do serviço de Hotelaria Marítima. Este serviço é prestado em plataformas ou navios e provê aos tripulantes das embarcações alimentação, higiene e conforto adequados à permanência desses a bordo por longos períodos de tempo. Devido ao rápido crescimento, a empresa objeto deste estudo tem declinado em algumas propostas de possíveis clientes por entender que está em fase de estruturação, tendo atingido o número máximo de contratos. Entretanto, notou-se que algumas propostas recebidas ofereceriam melhores resultados que alguns contratos já existentes, tendo em vista variáveis operacionais e de custo em etapas similares da operação entre cada cliente. O objetivo deste trabalho é apoiar a tomada de decisão gerencial e determinar, através do Método AHP, qual dos cinco contratos com resultados similares, porém com a menor margem de contribuição para a empresa, seria passível de substituição, levando-se em consideração critérios operacionais que impactam no resultado destes contratos. A validação dos dados se deu através da ferramenta Expert Choice®. O método AHP mostrou-se eficaz para auxiliar à tomada de decisão gerencial, trazendo agilidade e melhor embasamento para a decisão, através de análise em equipe, holística e inovadora para a estruturação hierárquica do problema estudado.

Biografia do Autor

Fernanda Silveira dos Anjos Bainha, Universidade Federal Fluminense
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas computacionais (2017) pela UFF.MBA em Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (2017), nutricionista pela UFF. Ex gerente de operações de hotelaria offshore.(2016)
Dalessandro Soares Vianna, Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente atua como: vice-diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/UFF); vice-coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais; professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (ICT/UFF); professor colaborador da Universidade Candido Mendes - UCAM-Campos; orientador de dissertações do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais do ICT-UFF e do Programa de Mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional da UCAM-Campos; referee dos Periódicos Enterprise Information Systems, Brazilian Journal of Operations & Production Management, Journal of the Brazilian Computer Society, Revista Gestão & Produção, Revista Produção, Revista Produção Online, Revista Sistemas & Gestão, Revista Gestão Industrial, Cadernos do IME - Série Estatística, Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, dentre outros; e consultor Ad Hoc do CNPq e da FAPERJ.
Edwin Benito Mitacc Meza, Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad de Lima, ULIMA (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2000), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2001) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2006). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense no Pólo Universitário de Rio das Ostras (UFF/PURO). 
Publicado
2018-09-14