Estudo de caso: O comportamento do cidadao-usuário do IFRN CNAT

  • Elilde Varela do Nascimento Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ernesto Alexandre Tacconi Neto Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar os fatores sociais, pessoais e psicológicos que influenciam na escolha do cidadão-usuário dos serviços do IFRN Campus Natal Central – CNAT. A população-alvo foi formada pelos alunos dos cursos técnicos de nível médio, na modalidade integrada, ingressantes do ano de 2014. Esta pesquisa possui uma abordagem quantitativa, utilizando-se a técnica estatística da Análise Fatorial Exploratória, com a participação de 214 respondentes. Nos resultados foram identificados oito fatores: Instituição com marca reconhecida, Estilo aventureiro, Vida social ativa, Longe do agito para repor as energias, Influência social, Auto percepção, Percepção de futuro, Relação social. Diante da análise conclui-se que os fatores psicológicos são os mais significativos na escolha dos serviços educacionais do IFRN Campus Natal Central.

Biografia do Autor

Elilde Varela do Nascimento, Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte
Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi bolsista de projetos de pesquisa do IFRN e participou apresentando artigos em eventos científicos na área de Administração e de Engenharia de Produção.
Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Administração. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento de compra organizacional, decisão de compra, confiança interorganizacional e equações estruturais.

Ernesto Alexandre Tacconi Neto, Instituto Federal de educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração e Mestrado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e possui experiência como docente em cursos de graduação em Administração e Cooperativismo, bem como atuou no gerenciamento de empresas da área pública e privada.

Publicado
2018-09-14