A equidade intergeracional e a taxa de desconto em impactos ambientais de longo prazo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ilana Dalva Ferreira
Denise Imbroisi

Resumo




Este trabalho avalia o conceito de equidade intergeracional na avaliação ambiental de projetos com impactos no longo prazo no que tange à determinação da taxa de desconto. São analisados os conceitos de equidade intergeracional na Economia e as formas encontradas para incluir esse aspecto na definição da taxa de desconto utilizada na mensuração econômica dos custos ambientais com impactos no longo prazo. As propostas apresentadas por Padilla (2002) e a aplicação da Fórmula de Ramsey com segurança equivalente são adotadas na análise. As análises conduzidas apontaram que há uma diferença significativa na adoção da taxa de desconto dita sustentável em comparação com a de mercado no caso brasileiro. Algumas sugestões em termos de tomada de decisão são apresentadas no final.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERREIRA, I.; IMBROISI, D. A equidade intergeracional e a taxa de desconto em impactos ambientais de longo prazo. Nova Economia, v. 28, n. 3, 2 maio 2017.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ilana Dalva Ferreira, Confederação Nacional da Indústria - CNI

Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília, Analista de Políticas e Indústria na Confederação Nacional da Indústria (ilana.eco@gmail.com).

Denise Imbroisi, Universidade de Brasília – UnB

Doutora em Química Analítica pela University of Florida, Professora do Departamente de Economia da Universidade de Brasília – CEEMA/ECO/FACE/UnB