Comércio internacional e crescimento econômico uma análise considerando os setores e a assimetria de crescimento dos estados

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Aparecida Silva
Marília Fernandes Maciel Gomes
Fernanda Maria de Almeida
Talles Girardi de Mendonça
Patrícia Lopes Rosado

Resumo




Objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a relação entre comércio internacional dos produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados e crescimento econômico dos estados brasileiros, considerando na análise, também, os diferentes níveis de crescimento dos referidos estados, entre 1995 e 2011. O embasamento teórico utilizado fundamentou-se nas relações entre comércio internacional e crescimento econômico. Na determinação dos parâmetros de interesse utilizaram-se os métodos de System-GMM e Regressão Quantílica. Os coeficientes estimados apresentaram-se estatisticamente significativos e com os sinais conforme o esperado. Em relação ao comércio internacional, verificou-se que apenas o comércio de produtos básicos apresentou relação positiva e estatisticamente significativa com o crescimento econômico dos estados para o modelo de painel dinâmico. Ademais, destaca-se que o comércio de produtos básicos, manufaturados e semimanufaturados, afetado por medidas técnicas (sanitárias e técnicas), não exerceu efeito sobre o crescimento econômico dos estados. Ao considerar os diferentes níveis de crescimento econômico, verificou-se que ocorreram mudanças no sinal e, ou, na significância estatística, em determinados quantis se comparados ao modelo de painel dinâmico, para variáveis representativas do comércio internacional de produtos manufaturados, semimanufaturados , infraestrutura e gastos do governo.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, F.; GOMES, M. F.; DE ALMEIDA, F.; DE MENDONÇA, T.; ROSADO, P. Comércio internacional e crescimento econômico. Nova Economia, v. 28, n. 3, 14 dez. 2017.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Economia Rural - DER/UFV

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Professora Titular  do Departamento de Economia Rural - DER/UFV

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade - DAD/UFV

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João del Rei

Professor Adjunto I do Departamento de Economia - UFSJ

Patrícia Lopes Rosado, Universidade Federal de São João del Rei

Professora Adjunta I do Departamento de Economia - UFSJ